Nossa História

HISTÓRIA
Em 04 de dezembro de 1987 foi inaugurada em Votuporanga a empresa Frigorífico Avícola Votuporanga Ltda. Localizada em região reconhecida pela criação e produção de frango e seus derivados, a instalação do frigorífico representou um novo e importante canal de escoamento para a produção regional e geração de empregos devido ao crescimento constante de sua capacidade de abate e produção.
 
Em 1999, a marca FRANGO RICO, criada por tradicionais grupos criadores de frangos da região, passou a ser controlada e administrada pelo grupo atual que prima pela qualidade dos produtos desde a criação dos frangos até a entrega ao cliente.
 
O espírito empreendedor e o constante investimento em novas tecnologias e equipamentos modernos garantem a excelência da qualidade dos produtos FRANGO RICO e a presença da marca em âmbito nacional.
 
O complexo industrial ocupa área de 160.000 m², conta com mais de 1100 colaboradores e capacidade operacional para abater 3.960.000 aves/mês.
HISTÓRIA
HISTÓRIA
HISTÓRIA
HISTÓRIA
área de atuação

Atualmente a marca Frango Rico está presente em âmbito nacional.

No mercado externo, atuamos em países como: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Iêmem, Irã, Japão, Maurício e Bielorússia.
Para a União Européia exportamos matéria-prima para ração animal (Pet Food).

Audiciosos projetos estão se concretizando e em breve estaremos presente nos principais mercados mundiais.

SOCIAL
O FRANGO RICO é uma empresa socialmente responsável e atuante, com o foco de suas ações sociais voltadas à saúde e educação, mantendo parcerias com entidades credenciadas, como a APAE, a  Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais -  Recanto Tia Marlene e outras instituições de Votuporanga. 
 
A empresa também possui uma preocupação constante com o bem-estar de seus colaboradores, oferecendo cestas básicas, planos de saúde, convênios com farmácias e o programa de ginástica laboral, desenvolvido e acompanhado por profissionais especializados.
SOCIAL
SOCIAL
AMBIENTAL
O complexo agroindustrial que envolve a atividade de abate de aves é extremamente amplo, envolvendo os criadores dos animais, indústria e distribuição.
Em nossa planta industrial (abatedouro), possuímos um eficiente sistema de aproveitamento de resíduos industriais, para fabricação de subprodutos (farinhas) não comestíveis.
 
O efluente (água poluída) passa por peneiras estáticas para a separação dos sólidos da parte líquida (água).
 
A matéria orgânica retirada (sólido floculado) na centrifuga, é coletada por firma terceirizada para a produção de adubo orgânico através do processo de compostagem.
 
Para evitar a poluição do ar provocada pelos gases provenientes da fábrica de subprodutos, o FRANGO RICO possui um complexo sistema de filtros que conta com:
 
> Captação dos gases através de dutos e coifas construídos em aço-inox;
> Caixa desumidificadora dos gases condensáveis;
> Exaustor para arraste;
> Filtro biológico (cavaco de pinus) para eliminação e retenção dos gases odoríferos.
> A empresa aplica constantemente o "ambientalismo", ou seja, exercer várias ações com a finalidade de proteger a natureza que resta no ambiente
 
Os principais objetivos da FRANGO RICO nesse sentido são:
> Redução e limpeza da poluição com metas futuras de poluição zero;
> Reduzir o consumo de combustíveis não-renováveis;
> Conservação e uso (e reuso) sustentável dos escassos recursos naturais como água, lenha, etc;
> Colaborar na educação ambiental, gestão ambiental, reciclagem, responsabilidade ambiental;
> Fazer cumprir as leis ambientais.
 
O FRANGO RICO entende que a sobrevivência dos negócios depende da utilização adequada dos recursos naturais e da elaboração de produtos que não agridam o meio ambiente, e tomando iniciativas para retirar os resíduos das operações, busca minimizar o impacto ambiental e ajudar na manutenção de um planeta sustentável.
AMBIENTAL
AMBIENTAL
CONTROLE DE QUALIDADE
Nossos produtos possuem a certificação do SIF - Serviço de Inspeção Federal, o que comprova que todas as normas do Ministério da Agricultura foram seguidas rigorosamente e atesta a qualidade dos produtos sob o aspecto sanitário e tecnológico.
 
O Frango Rico visa desde a aquisição do pintinho de 1 dia até o transporte de produto acabado, a qualidade total de todo o processo produtivo, através de rigorosos programas de controles.
 
Os programas estão compreendidos em: Boas Práticas de Fabricação (BPF), PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional), Bem-Estar Animal, PPCAAP (Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos), PSO (Procedimento Operacional Sanitário) e APPCC (HACCP - Hazard Analisys Critical Control Points), que têm por finalidade garantir a inocuidade e segurança alimentar dos produtos à saúde do consumidor.
RASTREABILIDADE DE PRODUTOS
Através do sistema de identificação dos produtos, torna-se possível realizar a rastreabilidade através de um histórico em todas as etapas do processo.
 
Com a utilização dos registros de monitoramento do processo e das etiquetas de identificação dos produtos torna-se fácil à detecção de desvios no processo/produto, assim como a adoção de medidas preventivas e de ação imediata no desvio localizado, bem como localizar os produtos relacionados ao desvio ocorrido durante o processo de produção.
 
O sistema possibilita também localizar a origem e as causas básicas de determinado problema de qualidade ou segurança, para que seja possível desenvolver ações de melhoria, prevenindo-se para que o problema não volte a ocorrer, independentemente do estágio de produção em que se encontra.
 
Desse modo, caso haja necessidade de realizar o recolhimento (recall) do lote com desvio, poderão ser obtidas informações referentes ao lote (data da produção), quantidades produzidas e produtos produzidos, assim como a área de distribuição do produto e razões para o recolhimento (recall).
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
Inauguramos uma moderna fábrica de ração com capacidade de 90 toneladas/hora.
 
Atualmente o Frango Rico possui um plantel de 6.975.000 frangos, distribuídos em núcleos de granjas, sendo 20 galpões próprios e parceria com mais de 150 integrados. A estrutura para a criação atende às necessidades de espaço físico, ventilação, iluminação, manejo e necessidade hídrica com água de boa qualidade.
 
As rações são processadas na divisão de Rações da própria empresa que atua com capacidade de 20.000 toneladas/mês. Toda matéria-prima adquirida de fornecedores externos é analisada e acompanhada por médicos veterinários e técnicos agrícolas que garantem a qualidade do produto.
 
Nossos parceiros integrados estão distribuídos em um raio de até 120 km, sempre dispostos às mudanças e desafios da empresa o que ajuda garantir sempre um produto de excelente qualidade.
 
Todo plantel de frango vivo é supervisionado por uma equipe técnica preparada para garantir um produto saudável. Uma treinada equipe de limpeza atua após a retirada das aves na assepsia e desinfecção dos aviários.
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
NOVA FÁBRICA DE RAÇÃO E UNIDADE DE INTEGRAÇÃO
GRANJAS
Pensando no bem-estar das aves, o FRANGO RICO possui projetos de aviários dark house, o qual garante às aves maior conforto, respeitando a luminosidade, velocidade e qualidade de ar, controle de temperatura, água em abundância e alimentação farta, propiciando ao frigorífico e aos parceiros integrados melhor uniformidade das aves e alto rendimento.
 
O sistema trabalha em ambiente totalmente fechado sobre pressão negativa, onde se tem apenas uma entrada de ar controlada e uma saída final que retira do ambiente o calor, umidade e impurezas suspensas, deixando uma boa qualidade de ar com temperatura ideal para cada fase que a ave necessita durante seu ciclo de vida.
TRANSPORTES
O setor de logística conta com frota própria de mais de 40 veículos. A empresa também utiliza frota terceirizada para a entrega dos produtos FRANGO RICO em todo o território nacional.
 
Realizadas por capacitados motoristas e entregadores, em diversos Estados do país, viajando até 1.200 km para realizar uma entrega, a frota própria garante rapidez e confiabilidade, visando a satisfação de quem é tão importante: o cliente.
 
Possui também frota terceirizada, para a coleta de frango vivo e distribuição da ração para as aves nas granjas.
A entrega do FRANGO RICO destaca-se por sua agilidade. Cumprir rigorosamente os prazos de entrega é um lema de nossa empresa, desde os clientes mais próximos até os mais distantes
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
TRANSPORTES
Back to top